📖 Série Zacarias

✨📖 Estudos em Zacarias

O livro de Zacarias será explorado em uma sequência de estudos que acompanham, passo a passo, os principais temas abordados pelo profeta. De advertências e visões à esperança messiânica, cada parte revelará como Deus conduz Seu povo no presente e aponta para a vitória final em Cristo. 

 👤 Autor. O nome Zacarias (heb., lit., “Javé lembra”) é comum no Antigo Testamento, havendo mais de 28 homens com essa designação. O título do livro é apropriado, pois as profecias nele contidas asseguraram aos que voltaram do exílio que continuavam sendo o povo da aliança de Deus. Zacarias, autor deste livro, é filho de Baraquias e neto de Ido (Zc 1.1,7; veja Ed 5.1). Nada se sabe sobre o pai de Zacarias, mas seu avô estava entre os sacerdotes e levitas que voltaram à Terra Prometida depois do exílio (Ne 12.1-4,7). A identificação de Zacarias por Esdras como “filho” de seu avô, provavelmente, indica que o pai de Zacarias morreu antes de Ido, tornando Zacarias sucessor de Ido como chefe da família. Alguns sugerem que Zacarias nasceu no exílio e voltou à Palestina quando menino. Não existe qualquer razão válida para se duvidar de que Zacarias seja o autor de todo o livro. O ministério profético de Zacarias sobrepôs-se, mas foi mais extenso do que o de Ageu. Os dois profetas são citados em Ed 5.1 e 6.14, mas um não mencionou o outro.

⏳ Data. As profecias dos oito primeiros capítulos de Zacarias são, explicitamente, datadas entre 520 a.C. e 518 a.C. Os capítulos 9 a 14 não têm data, mas, provavelmente, tenham sido escritos entre 516 e 500 a.C., quando o Império Persa começava a entrar em declínio.

🏛️ Plano de fundo.
Contexto Zacarias ministrou aos moradores de Jerusalém depois da sua volta do exílio na Babilônia. Josué era o sumo sacerdote recém-nomeado, e Zorobabel, o governador. O templo voltou a ser reconstruído como resultado do ministério profético de Ageu. O povo estava começando a experimentar as bênçãos da obediência. Zacarias encorajou todos a viver em obediência como um pré-requisito necessário para continuarem desfrutando das bênçãos da aliança. O chamado ao arrependimento deu, então, início à profecia de Zacarias (Zc 1—6). Por volta de 518 a.C., o trabalho no templo progredia, mas o povo teve de ser novamente chamado à obediência e à pureza (Zc 7—8). Por fim do ministério de Zacarias, os gregos derrotaram os persas em Maratona (490 a.C.) e, novamente, em Salamina (481 a.C.), enfraquecendo a posição do Império Persa. Esse período de incerteza e de insegurança política resultou em novas profecias (Zc 9—14).

🙏 Propósito. O propósito de Zacarias foi consolar e encorajar o povo de Deus a permanecer fiel em épocas de aflição e perplexidade. Ele os incentivou a reconstruir o templo. Zacarias concentrou a atenção do povo nas promessas do Senhor para o futuro.

👥 Destinatários. Zacarias dirigiu-se, diretamente, à comunidade judaica que voltou do exílio e habitava em Judá, aos judeus que ainda se achavam no exílio e às nações.

✨ Características literárias. Zacarias é um dos livros mais longos dos Profetas Menores. É, muitas vezes, julgado obscuro e de difícil compreensão. Zacarias é um exemplo de literatura apocalíptica (cujo conteúdo se refere a “revelações” geralmente transmitidas mediante visões ou símbolos, descrevendo a consumação da história com figuras de linguagem). Outros livros apocalípticos incluem Daniel, Apocalipse e partes de Ezequiel.

👑 Tema. Zacarias insistiu em que a purificação do povo e da Terra Prometida deveria acompanhar a restauração do templo. Dois dos principais temas são o Rei-Sacerdote e o Pastor. A mensagem de Zacarias é universal e cósmica em seu escopo e retrata a vitória final de Deus como um fato consumado. Em vista de Zacarias ser, frequentemente, mencionado no Novo Testamento, o livro é especialmente digno de estudo e de cuidadosa atenção. Os escritores dos Evangelhos fizeram mais citações de Zacarias do que de qualquer outro profeta menor, o que indica a forte preocupação messiânica de Zacarias ao olhar para o futuro do povo de Deus.


📑 Esboço

I. Advertências e visões (1.1—6.15)
A. 🔔 Chamada para o arrependimento (1.1-6)
B. 🌙 Visões noturnas e profecias (1.7—6.15)
 1. 🤲 Consolo de Deus para Sião (1.7-17)
 2. 🌍 Visões sobre as nações e Jerusalém (1.18—2.13)
 3. ✨ Renovação do sacerdócio (3.1-10)
 4. 🏛️ Renovação dos líderes (4.1-14)
 5. 🔥 Purificação do templo (5.1-11)
 6. ⚔️ Juízo sobre o Norte (6.1-8)
 7. 👑 A coroação do sacerdote (6.9-15)

II. Expectativas e bênçãos da aliança (7.1—8.23)
A. ❓ Indagação sobre o jejum (7.1-3)
B. 📜 Perspectiva do passado (7.4-14)
C. 🔮 Perspectiva do futuro (8.1-23)

III. A vinda do Messias (9.1—11.17)
A. 🏆 O Senhor vitorioso (9.1-17)
B. 🌱 O Senhor restaura o seu povo (10.1-12)
C. 🚫 Israel rejeita o Messias (11.1-17)

IV. A volta do Messias (12.1—14.21)
A. 🏆 O Senhor vitorioso (12.1-9)
B. 🙌 O reconhecimento do Senhor (12.10—13.6)
C. 👑 O Senhor estabelece o seu reino (13.7—14.21)


📌 Texto formatado com símbolos e emojis para facilitar leitura e estudo.

Comentários

Postagens

Aguarde um instante para carregar os links

    Postagens mais visitadas deste blog

    A Lei Mosaica: Contexto, Origem e Aplicação na História

    Grupos Judaicos na época de Jesus

    O Período do Profeta Isaías