Série de estudos - Epístolas de Pedro

Primeira Epístola de Pedro

A

utor O autor desta epístola identifica-se claramente como “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo” (1Pe 1.1). Embora essa reivindicação tenha sido aceita ao longo da história da Igreja, alguns estudiosos questionaram a autoria de Pedro, sugerindo que o excelente estilo literário da epístola não se ajusta a um pescador galileu. No entanto, Lucas afirma que o impacto exercido por Pedro sobre os líderes religiosos foi impressionante (At 4.13). Após anos de ministério, a linguagem de Pedro, certamente, se desenvolveu, e suas apresentações puderam ter sido aperfeiçoadas. Alguns sugerem que Silvano atuou como amanuense ou secretário de Pedro, registrando a mensagem dele (1Pe 5.12). Os pais da Igreja Primitiva sustentaram que a epístola foi composta pelo próprio apóstolo. Não há razão convincente para negar a autoria de Pedro.

D

ata Nesta epístola, Pedro se refere a uma grave perseguição que estava por emergir (1Pe 1.6-7). Por isso, muitos estudiosos consideram que a epístola foi escrita imediatamente antes das perseguições de Nero, que iniciaram em 64 d.C. As perseguições já haviam começado em algumas regiões do Império Romano e, especialmente, em Roma. Caso a palavra “Babilônia” (1Pe 5.13), usada simbolicamente para designar a capital romana, aponte para Roma, Pedro, provavelmente, tenha escrito a epístola entre 63-64 d.C.

P

ano de Fundo Contexto: Provocações eram comuns para os cristãos do século I. O Livro de Atos testemunha que cristãos foram assassinados, difamados, boicotados, amoitados, aprisionados e até mesmo mortos por causa da fé em Jesus. A desconfiança pública e o antagonismo em relação aos cristãos cresceram com o passar do tempo. Os cristãos criam no Messias, o Rei Jesus, que voltaria no futuro para estabelecer o seu Reino aqui na terra. Essa ideia deixou os governantes nervosos. Perseguia-se os cristãos apenas por pertencerem à seita do império. A primeira perseguição em Roma foi instigada por Nero, que acusou os cristãos pelo grande incêndio em 64 d.C. O Governo intensificou a perseguição até que o cristianismo e o nome de Cristo se tornou ofensa criminal em muitos lugares do império. Constam em registros assassinatos de cristãos, mediante aprovação pública, pelo alegado crime de promoverem ódio aos humanos. Pedro escreveu esta epístola imediatamente antes da deflagração da perseguição de Nero. Ele estava alertando que a oposição aos cristãos e à mensagem deles ainda iria piorar. Sua previsão estava correta. Tanto Pedro como o apóstolo Paulo foram subsequentemente torturados e mortos. Diz-se que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.

Propósito Escrito no início da perseguição sancionada pelo Governo romano, o propósito de Pedro foi o de encorajar os cristãos a viverem em tempos difíceis (1Pe 1.6-7) e ver o sofrimento sob a perspectiva divina. Ele desejava que os crentes seguissem o exemplo de Cristo (1Pe 2.21) e que a vida de Cristo se tornasse evidente na reação dos cristãos à oposição e à provação (1Pe 4.16). Ele encoraja os cristãos a se concentrarem na eternidade (1Pe 1.3-9). Pedro também incentiva os crentes a suportar firmemente o sofrimento, porquanto é dessa atitude que brota crescimento; e defende que as dificuldades e expressões da fé cristã no dia-a-dia (1Pe 3.15).

Destinatários A epístola foi endereçada aos “forasteiros da Dispersão” (1Pe 1.1). Essa designação era aplicada comumente aos judeus cristãos espalhados por todo o Império Romano pela perseguição. Pedro aludiu isso em termos mais convertidos que também foram dispersos de modo semelhante (1Pe 2.9-10). A epístola devia circular no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia — atual Turquia.

T

emas O tema de 1Pedro está resumido assim: “Vos escrevo resumidamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus; nela estai firmes” (1Pe 5.12). “Graça” (gr. charis, lit. “favor”) é um tema central na epístola de Pedro (1Pe 1.2,13; 3.7; 4.10; 5.5,10,12).

Entrelacado ao tema da graça, encontramos o segundo tema: encorajamento no sofrimento. Deus dá graça aos cristãos que sofrem por fazerem o bem, e os lembra que Cristo também sofreu (2.18-25; 3.13-22; 4.12-19). Por isso, devemos confiar nele (4.19) e continuar a praticar o bem (4.19).


📜 Esboço de 1 Pedro

  • Introdução: Saudação (1.1-2)
  • I. Uma rica herança (1.3–2.10)
    • A. Viva esperança (1.3-12)
      • 1. Seu fundamento (1.3-5)
      • 2. Demonstração da esperança na conduta (1.6-12)
    • B. A Palavra viva (1.22–2.3)
      • 1. Palavra permanente (1.22-25)
      • 2. O crescimento do crente (2.1-3)
    • C. Pedra viva (2.4-10)
      • 1. Casa espiritual (2.4-5)
      • 2. O chefe da pedra angular (2.6-8)
      • 3. Sacerdócio de crentes (2.9-10)
  • II. Vida peregrina (2.11—4.11)
    • A. Nossa obrigação (2.11-12)
    • B. Nossa conduta (2.13–3.12)
      • 1. Em questões civis (2.13-17)
      • 2. Em questões domésticas (2.18–3.7)
      • 3. Em resposta à bênçãos (3.8-12)
    • C. Nossa segurança (3.13–4.6)
      • 1. Expectativa de sofrimento (3.13-14)
      • 2. Encorajamento no sofrimento (3.15-17)
      • 3. O exemplo de Cristo (3.18-22)
    • D. Nossa obediência (4.1-6)
      • 1. Conceito (4.1-2)
      • 2. A vida passada (4.3-4)
      • 3. O futuro (4.5-6)
    • E. Nossa prestação de contas (4.7-11)
      • 1. Pessoas de oração (4.7)
      • 2. Pessoas de amor (4.8-9)
      • 3. Pessoas que ministram (4.10)
      • 4. Pessoas que buscam a glória de Deus (4.11)
  • III. Ardente provação (4.12—5.9)
    • A. O Rei vindouro (4.12-19)
    • B. Recompensa para anciãos (5.1-4)
    • C. Congregação vigilante (5.5-9)
      • 1. Em submissão com humildade (5.5-6)
      • 2. Cheio de fé (5.7)
      • 3. Alerta ao perigo (5.8-9)
  • Conclusão (5.10-14)

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