Vamos iniciar uma nova série!!! - leitura e estudo bíblico das epístolas de João
Primeira Epístola de João
Autor: Embora o escritor não tenha se identificado, os pais da Igreja Antiga, entre eles Clemente de Alexandria, Orígenes e Tertuliano, mencionaram João como autor. Irineu (130–200 d.C.), ouvinte das testemunhas oculares de Policarpo, bispo de Esmirna e discípulo do apóstolo João, também concluiu que a epístola foi escrita por João, o discípulo do Senhor. Assim, muitos estudiosos identificam João, filho de Zebedeu, e apóstolo de Jesus, como autor desta epístola.
Data: As três epístolas de João foram, provavelmente, escritas em Éfeso e dirigidas às igrejas da Ásia circunvizinha (na Ásia Menor, atual Turquia). A tradição situa a redação dessas epístolas nos últimos anos da vida de João, entre 85 d.C. e 95 d.C. A data precisa, no entanto, é desconhecida.
Pano de Fundo / Contexto: Os destinatários da epístola estavam sendo expostos a ensinos heréticos provenientes de um grupo que abandonara a igreja (1Jo 2.19). Esses ensinamentos apresentavam espirituais como se boas e coisas físicas eram más. Para eles, o Cristo divino, o Filho de Deus, não era o mesmo Jesus humano, que veio sofrer e morrer pelos pecados do mundo. Argumentavam também que o conhecimento de teor de Deus e serem moralmente perfeitos. No entanto, o comportamento pecaminoso deles, a falta de amor e as reivindicações orgulhosas traíam tal crença herética (veja 1Jo 1.4, nota; 1Co 1, Heresias).
Propósito: João escreveu aos crentes para fortalecer-lhes a fé (1Jo 1.4), encorajá-los a perseverarem no ensino apostólico e a o expressarem com a obediência pelo amor e pelo serviço (1Jo 2.1,26). Como medida contra o ataque de posições heréticas e também contra os cristãos o perdido, a vida eterna, João assegura por meio de Jesus Cristo (1Jo 5.13).
Destinatários: Embora a carta não seja endereçada a uma igreja específica, e tenha sido escrita com linguagem universal, a descrição na epístola era a heresia gnosticista que ameaçava na Ásia Menor. Portanto, é provável que a epístola tenha sido endereçada às igrejas da Ásia Menor.
Características literárias: O caráter literário da epístola é difícil de classificar. Na saudação e conclusão, a epístola se assemelha ao estilo epistolar do século I. No entanto, o tema dominante e o vocabulário semelhante ao do Evangelho de João indicam que poderia ser uma epístola circular, que tinha um sermão, escrito ou em discurso.
Esboço
- I. Mensagem da vida cristã (1.1–4)
- II. Mensagem cristã e vida cristã (1.5–2.17)
- A. Deus é luz (1.5–2.2)
- B. Provas de vida na luz (2.3–11)
- C. Certezas na vida cristã (2.12–14)
- D. Oposição à vida cristã (2.15–17)
- III. Vivendo nos últimos tempos (2.18–29)
- A. Presença de hereges (2.18–19)
- B. Natureza da heresia (2.20–23)
- C. Proteção contra falsas doutrinas/heresias (2.24–29)
- IV. Vivendo como filhos de Deus (3.1–4.18)
- A. O destino dos filhos de Deus (3.1–3)
- B. As características dos filhos de Deus (3.4–18)
- V. Vivendo a vida cristã confiante (3.19–24)
- A. Liberdade da condenação (3.19–20)
- B. Orações respondidas (3.21–23)
- C. Certeza da presença do Espírito (3.24)
- VI. Vivendo nos últimos tempos (4.1–6)
- A. O espírito do erro (4.1)
- B. Distinguindo entre o espírito da verdade e o do erro (4.2–6)
- VII. Vivendo em amor (4.7–12)
- A. Origem do amor (4.7–8)
- B. Modelo do amor (4.9–10)
- C. Resposta ao amor de Deus (4.11–12)
- VIII. União com Deus (4.13–18)
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