Judas - 65º Livro da BÍBLIA SAGRADA [Apresentação da Epístola]

Epístola de Judas

A utor – O autor desta epístola identificou-se como “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago”. Na história da Igreja, Judas tem sido reconhecido como irmão de Tiago, líder influente da Igreja de Jerusalém, e meio-irmão do Senhor. Ele não faz referência à sua condição privilegiada de meio-irmão de Jesus, mas sim à sua experiência com o Cristo ressurreto, e sua autoridade ministerialmente tem como base o seu serviço a Jesus e depois no relacionamento com Tiago.
Mt 13.55 e Mc 6.3 fazem referência aos irmãos de Jesus. Entre os nomes mencionados está Tiago e Judas. Se os dois forem irmãos de Jesus, o autor da epístola é meio-irmão de Jesus, o que não é dito claramente.
D ata – Qualquer tentativa de fixar uma data para o nascimento entre as epístolas de 2 Pedro e Judas. Mesmo uma leitura casual revela fortes semelhanças entre as duas epístolas. Estudiosos têm se perguntado se um usou a epístola do outro. Alguns acreditam que Judas usou a epístola de Pedro. Se isso realmente aconteceu, a epístola de Judas foi então escrita após a morte de Pedro, e a carta de Judas foi por volta de 66–67 d.C. Outros dizem que a epístola de Judas é anterior, datando-a de antes do martírio de Pedro. Uma terceira possibilidade é que Pedro e Judas fizeram uso de uma mesma fonte, um folheto catequético usado na Igreja Primitiva para instruir os crentes a respeito de falsos mestres. Caso tenha acontecido isso, uma data mais antiga é tida como provável.
P ano de Fundo
Contexto – O lugar onde a Epístola de Judas foi escrita nunca foi identificado com certeza, embora tenham sido sugeridos a Palestina e o Egito.
Propósito – O propósito de Judas foi discutir a salvação. O propósito de Judas foi a necessidade de unidade da verdade e a advertência a respeito da presença de falsos mestres e doutrinas errôneas. A epístola não fornece nenhum conteúdo sistemático acerca da doutrina cristã, mas as referências ao Antigo Testamento e outras indicações de que os destinatários do documento conheciam as Escrituras do Antigo Testamento. O autor demonstrou os seus conhecimentos do êxodo (Jd 5), da rebelião de Corá (Jd 11), da destruição de Sodoma e Gomorra (Jd 7). Também demonstra familiaridade com a literatura judaica em circulação no tempo, que não fazia parte do cânon hebraico e que não era geralmente reconhecida entre os cristãos (Jd 9,14). Não há referência a gentios. Talvez os primeiros destinatários da epístola de Judas fossem tanto judeus convertidos ao Cristianismo, os quais estavam dispersos pela Ásia Menor.
T ema – Aparentemente, Judas planejou escrever sobre a salvação que ele e seus leitores tinham em comum (Jd 3), mas notícias de uma perigosa heresia levaram-no a mudar de direção. Ele dedicou a maior parte de sua epístola na instrução dos crentes a respeito de falsos mestres que estavam se infiltrando na comunidade cristã. Judas descreveu, minuciosamente, os erros que os falsos mestres ensinavam e também a destruição dos líderes. Quase no final da epístola, Judas exortou os crentes à edificação e à edificação na “fé santíssima” (Jd 20). Judas concluiu a epístola com aquilo que se tornou uma das mais queridas bênçãos na Igreja cristã (Jd 24–25).

Esboço

  1. Introdução (vs. 1-2)
  2. I. Propósito alterado (v. 3)
  3. II. Perigos de homens perversos (v. 4)
  4. III. Exemplos históricos de falsos mestres (vs. 5-9)
  5. IV. Descrição de falsos mestres (vs. 10-19)
  6. V. A santidade como alvo (vs. 20-23)
  7. Conclusão: Bênção (vs. 24-25)

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