Daniel 8 - NVI

1 No terceiro ano do reinado de Beltazar, rei da Babilônia, uma visão me foi dada, a mim, Daniel, depois da que já me tinha sido dada anteriormente.
2 Na visão, eu vi que estava na cidadela de Susã, na província de Elão, e vi no meio do rio Ulai uma visão.
3 Levantei os olhos e vi, e eis que um carneiro estava de pé diante do rio. Ele tinha dois chifres, e os chifres eram altos; um era mais alto que o outro, e o mais alto subiu por último.
4 Vi que o carneiro dava coices para o oeste, para o norte e para o sul. Nenhum animal podia resistir-lhe, nem havia quem pudesse livrar-se das suas mãos; ele fez o que quis, e se tornou grande.
5 Enquanto eu estava refletindo sobre isso, apareceu diante de mim um bode que vinha do ocidente, cobrindo toda a terra sem tocar no chão. O bode tinha um chifre grande entre os olhos.
6 Ele se dirigiu com ímpeto contra o carneiro que tinha os dois chifres, os quais eu tinha visto de pé diante do rio, e o golpeou com grande fúria.
7 Vi que o bode se aproximou do carneiro e se enfureceu contra ele. Golpeou o carneiro e quebrou-lhe os dois chifres. O carneiro não teve forças para resistir ao bode, e o bode o lançou por terra e o pisoteou. Não houve ninguém que livrasse o carneiro de suas mãos.
8 O bode se tornou extremamente grande, mas quando estava no auge da sua grandeza, o grande chifre que ele tinha entre os olhos foi quebrado, e no seu lugar surgiram quatro chifres grandes, voltados para os quatro ventos dos céus.
9 Desses quatro chifres saiu uma pequena raiz que cresceu muito para o sul, para o oriente e para a Terra Gloriosa.
10 Ela cresceu até o exército dos céus e lançou por terra algumas das estrelas e as pisoteou.
11 Ela se exaltou até o príncipe do exército, e da parte dele tirou o sacrifício diário e derrubou o lugar do santuário.
12 Foi-lhe concedido, por causa da transgressão do povo, o poder de derrubar o sacrifício diário, e a verdade foi lançada por terra. Ele fez o que quis e prosperou.
13 Então ouvi um santo falar, e outro santo perguntou ao que falava: “Até quando durará a visão sobre o sacrifício diário, a transgressão desoladora, a entrega do santuário e do exército para serem pisoteados?”
14 Ele me respondeu: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; depois o santuário será purificado”.
15 Quando eu, Daniel, vi a visão e procurei entender, eis que se apresentou diante de mim alguém com aparência de homem.
16 E ouvi uma voz humana vinda do meio do Ulai, que gritou e disse: “Gabriel, explique a visão a este homem”.
17 Ele se aproximou de onde eu estava, e, ao se aproximar, eu me prostrei com o rosto em terra. Mas ele me disse: “Entenda, filho do homem, que a visão se refere ao tempo do fim”.
18 Enquanto ele falava comigo, eu estava com a face em terra, mas ele me tocou e me fez levantar,
19 e disse: “Vou explicar-lhe o que vai acontecer no fim da ira, porque a visão se refere ao tempo do fim.
20 O carneiro que você viu, com dois chifres, são os reis da Média e da Pérsia.
21 O bode é o rei da Grécia, e o grande chifre entre os seus olhos é o primeiro rei.
22 Os quatro chifres que surgiram no lugar do chifre quebrado representam quatro reinos que se levantarão da nação, mas não com a mesma força dele.
23 No fim do seu reinado, quando os pecadores atingirem o limite, surgirá um rei feroz, um homem astuto.
24 Ele será poderoso, mas não com o seu próprio poder. Ele causará grande destruição e será bem-sucedido em tudo o que fizer. Destruirá os poderosos e o povo santo.
25 Ele enganará a todos com astúcia, e por causa da sua estratégia será bem-sucedido. Ele se exaltará, e se tornará muito poderoso, destruindo muitos em seu caminho. Ele se levantará contra o príncipe dos príncipes, mas será destruído sem intervenção humana.
26 A visão das 2.300 tardes e manhãs que foi dada é verdadeira. Mas você deve guardar essa visão em segredo, pois se refere a muitos dias ainda por vir”.
27 Eu, Daniel, fiquei exausto e doente durante vários dias. Depois levantei-me e voltei a servir ao rei, mas fiquei muito perturbado com a visão e não consegui entendê-la.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos Judaicos na época de Jesus

A Cura do Coxo e o Discurso de Pedro no Templo - Atos 3 (NVI) ## 03

A Lei da semeadura