Estêvão [versão infantil]


1238vídeo no final
Introdução e Oração Inicial

Narrador: "Olá, crianças! Hoje vamos ouvir uma história muito especial da Bíblia, que está no livro de Atos, capítulo 7. É o discurso de um homem muito sábio chamado Estêvão. Antes de começarmos, vamos fazer uma oração pedindo a ajuda de Deus para entendermos tudo direitinho, ok?"

Oração Inicial: "Querido Deus, obrigado por este dia e pela oportunidade de aprendermos mais sobre a Tua Palavra. Ajuda-nos a entender a história de Estêvão e a aplicarmos o que aprendermos em nossas vidas. Em nome de Jesus, amém."


Discurso de Estêvão para Crianças

Narrador: "Mirela, Laura, Lavínia, André, Lorenzo, Heitor, Mariana e Michel preparem-se para uma história que w Leia Mais

Este é o conteúdo inicial do post. Aqui vai a introdução ou a parte visível do texto.

Este é o conteúdo adicional que será exibido quando o botão "Leia mais" for clicado. Aqui pode incluir o restante do texto do seu post.

Mais conteúdo do post...

Leia mais

z aconteceu há aproximadamente 2000 anos e foi incrível! Vamos viajar no tempo para cerca do ano 34 d.C., pouco tempo depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Jesus, que é o Filho de Deus, morreu na cruz para salvar a todos nós e depois ressuscitou, vencendo a morte. Ele foi um grande líder que fez muitos milagres e ensinou sobre o amor de Deus.

Vamos ouvir o que Estêvão, um homem muito corajoso e cheio de sabedoria, contou para um grupo de pessoas importantes. Nessa época os cristão se juntaram para formar as primeiras igrejas de Jesus. Estêvão foi escolhido junto com seus amigos, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, para ajudar a cuidar das viúvas e dos necessitados, enquanto os discípulos de Jesus estava cuidando do evangelismo. Estevão e seus amigos foram escolhidos pelos apóstolos porque eles eram cheios de fé e do Espírito Santo.

Estêvão fazia muitos milagres e sinais entre o povo, mas algumas pessoas ficaram com raiva dele por causa do que ele acreditava. Elas começaram a acusá-lo de blasfêmia, dizendo que ele falava mal de Deus e da Lei de Moisés. Por causa dessas acusações, Estêvão foi levado ao tribunal dos judeus, o Sinédrio, onde foi julgado e condenado injustamente.

Vamos ouvir o que ele disse durante o julgamento. A história está na Bíblia, no livro de Atos, capítulo 7."

Objetivo e Intenção do Discurso de Estevão

Narrador: "Crianças, Estêvão vai nos mostrar às pessoas como Deus sempre esteve presente na vida do Seu povo, desde Abraão até Jesus. Estêvão queria que todos entendessem que Jesus é o Salvador prometido por Deus e que precisamos seguir Seus ensinamentos. Ele usou essas histórias para mostrar que, assim como Deus cuidou do Seu povo no passado, Ele continua cuidando de nós hoje."  


Abraão

Narrador: "Estêvão começou falando sobre Abraão. Vocês sabem quem foi Abraão? Ele foi um dos primeiros a confiar em Deus. Um dia, Deus disse a Abraão: 'Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei.' Crianças, vocês podem dizer isso em voz alta comigo? 'Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei.'"

Narrador: "Abraão confiou em Deus e seguiu para uma nova terra. Deus prometeu a ele que teria muitos descendentes, tantos quanto as estrelas do céu. Abraão obedeceu a Deus, e mesmo quando parecia impossível, Deus sempre esteve com ele. Deus disse a Abraão: 'Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder contá-las. Assim será a sua descendência.' Vamos dizer isso juntos? 'Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder contá-las. Assim será a sua descendência.'"


José

Narrador: "Depois, Estêvão falou sobre José. José era um jovem com muitos irmãos, mas seus irmãos tinham ciúmes dele e o venderam como escravo. José foi parar no Egito, mas Deus estava com ele e o ajudou a se tornar um homem importante. Ele interpretou sonhos e se tornou o segundo em comando no Egito, depois do Faraó. Quando veio a fome, José salvou sua família e muitas outras pessoas."

Narrador: "Não é incrível como Deus cuidou de José, mesmo quando as coisas pareciam ruins? José disse aos seus irmãos: 'Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.' Vamos dizer isso juntos? 'Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem.' Deus usou José para mostrar como Ele sempre cuida do Seu povo."


Moisés

Narrador: "Estêvão também contou sobre Moisés. Moisés nasceu no Egito, quando os israelitas eram escravos. A mãe de Moisés o escondeu em um cesto no rio Nilo, e a filha do Faraó o encontrou e o criou como seu próprio filho. Quando Moisés cresceu, ele viu como seu povo sofria e quis ajudá-los."

Narrador: "Um dia, Moisés viu um arbusto pegando fogo, mas que não se queimava. Era Deus falando com ele. Deus disse: 'Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.' Vamos dizer isso juntos, crianças? 'Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.' Deus escolheu Moisés para libertar os israelitas da escravidão e guiá-los para uma terra prometida."

Narrador: "Moisés realizou muitos milagres, como abrir o Mar Vermelho, e guiou o povo através do deserto. Deus sempre estava com ele, dando-lhe a sabedoria e a força que precisava."


Davi e Salomão

Narrador: "Estêvão continuou sua história falando sobre Davi e Salomão. Davi foi um pastor que se tornou rei de Israel. Ele amava a Deus e escreveu muitos salmos. Deus prometeu a Davi que o seu reino duraria para sempre. Salomão, o filho de Davi, construiu um grande templo para Deus."

Narrador: "Deus disse: 'O céu é o meu trono e a terra é o estrado dos meus pés.' Vamos falar isso em voz alta? 'O céu é o meu trono e a terra é o estrado dos meus pés.' Isso mostra que Deus é muito grande e poderoso, e que Ele cuida de tudo e de todos."


Jesus

Narrador: "Estêvão explicou que, ao longo da história, Deus sempre esteve com o Seu povo, cuidando deles e guiando-os. Ele queria mostrar que Jesus, o Filho de Deus, é a pessoa mais importante de todas e que devemos ouvir e seguir Jesus. Jesus veio ao mundo para nos salvar e ensinar sobre o amor de Deus."

Narrador: "Infelizmente, algumas pessoas não gostaram do que Estêvão disse sobre Jesus e ficaram muito bravas. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus ao lado Dele. Ele disse: 'Vejo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus.' Vamos dizer isso juntos? 'Vejo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus.'"

Narrador: "Estêvão foi muito corajoso em falar sobre Jesus, mesmo sabendo que isso poderia colocá-lo em perigo. Ele nos ensinou a sermos valentes e a sempre falar a verdade sobre Deus e Jesus, mesmo quando outras pessoas não gostam. Deus está sempre conosco, como esteve com Abraão, José, Moisés, Davi e Salomão. Podemos confiar em Deus e saber que Ele nos ama muito."


Conclusão e Reflexão

Narrador: "Crianças, Estêvão nos ensinou três coisas importantes:

  1. Deus fez promessas a Abraão e sempre cumpriu Suas promessas.
  2. Deus cuidou de José e Moisés, mesmo em momentos difíceis.
  3. Deus enviou Jesus para nos salvar e estar conosco para sempre.

Lembrem-se sempre de confiar em Deus, assim como Abraão, José, Moisés, Davi e Salomão confiaram. E sejam corajosos para falar sobre Jesus, como Estêvão foi."


Oração Final

Narrador: "Vamos agradecer a Deus por tudo o que aprendemos hoje e pedir para Ele nos ajudar a sermos corajosos como Estêvão."

Oração Final: "Querido Deus, obrigado por nos ensinar sobre a Tua fidelidade através da história de Estêvão. Ajuda-nos a confiar em Ti e a sermos corajosos como ele. Obrigado por Jesus, que sempre está conosco. Em nome de Jesus, amém."




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos Judaicos na época de Jesus

A Cura do Coxo e o Discurso de Pedro no Templo - Atos 3 (NVI) ## 03

A Lei da semeadura