Os Riscos de Não Herdar a Salvação Segundo a Narrativa Bíblica

 A Bíblia adverte sobre os riscos de não herdar a salvação em várias passagens, destacando a importância de uma fé genuína e uma vida de obediência. Aqui estão alguns versículos que tratam desses riscos:

  1. Mateus 7:21-23 (ARA)

    "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade."

    Comentário: Este versículo destaca que não basta apenas professar fé em Cristo; é essencial fazer a vontade de Deus. A prática contínua da iniquidade pode levar à exclusão do reino dos céus.

  2. Mateus 25:41-46 (ARA)

    "Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando é que te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna."

    Comentário: A omissão em demonstrar amor e compaixão aos necessitados é seriamente condenada, resultando no castigo eterno. Isso ressalta a importância das ações de justiça e misericórdia.

  3. Hebreus 10:26-27 (ARA)

    "Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários."

    Comentário: Persistir no pecado deliberadamente após conhecer a verdade resulta em uma expectativa terrível de julgamento, indicando que uma vida de pecado contínuo pode levar à perda da salvação.

  4. 1 Coríntios 6:9-10 (ARA)

    "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus."

    Comentário: Este versículo lista comportamentos específicos que excluem as pessoas do reino de Deus, enfatizando a necessidade de uma vida santa e separada do pecado.

  5. Apocalipse 3:15-16 (ARA)

    "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca."

    Comentário: A falta de fervor espiritual e compromisso genuíno é severamente criticada. A mornidão espiritual pode levar à rejeição por parte de Cristo.

Esses versículos sublinham a seriedade do compromisso com a fé cristã e a importância de viver de acordo com os ensinamentos de Cristo para herdar a salvação. A fé genuína deve ser acompanhada de obediência, santidade e boas obras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos Judaicos na época de Jesus

A Cura do Coxo e o Discurso de Pedro no Templo - Atos 3 (NVI) ## 03

A Lei da semeadura